quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Autoestima x Envelhecer


Envelhecer todas nós vamos. Mas nem todo mundo envelhece com classe. Muitas mulheres pensam que vestir as roupas da filha ou vestir as roupas hippies do passado, trará de volta a juventude. Vestir-se jovialmente é diferente de fantasiar-se de jovem. Vestir jovialmente é transparecer alegria. Fantasiar-se de jovem a faz parecer alguém que assaltou o baú ou o armário da filha e assassinou o bom senso. Isto é latrocínio!
Vestir-se jovialmente é trazer alegria para suas roupas. É trazer informações sobre seu estado de espírito. É agregar à sua idade, a sua experiência. A juventude vai embora com o tempo e deixa suas marcas. Aceitá-las e assumi-las a faz de você uma mulher interessante. Manter o corpo em atividade rejuvenesce o cérebro, as atitudes e consequentemente o corpo.
Então antes de se preocupar com as roupas jovens, pense em você, em suas atitudes.
Cabelos: muito se falou que os cabelos para quem tem mais de 40 devem ser acima dos ombros. Isto está totalmente fora de moda, além do que, com 40 anos ainda somos jovens (já já faço 50 e me sinto jovem ainda). O cabelo deve acompanhar o estilo da pessoa. É claro que cabelo mais curto, rejuvenesce, dá menos trabalho, blá, blá, blá. Eu adoro!. Mas se a pessoa mantiver um cabelo bonito, saudável não há porque cortar. Se for uma pessoa ativa, alegre e gostar de fazer penteados diferentes, porque não mantê-lo. Mas se virem um cabelo sem corte e sempre amarrado em um rabo de cavalo, denunciem. Isto é cárcere privado, do bom gosto. Já a raiz branca, sem retoque, infelizmente, parece desleixo, pena leve: deixar o valor de uma cesta básica ao cabeleireiro (quase isto, não!?).
Assumir o grisalho dos cabelos é uma decisão muito corajosa de algumas mulheres. Para elas, dou a dica de manter um corte bem atualizado, moderno, desconectado. Assim o grisalho passa ser uma escolha e não um desleixo. Uma vez vi uma mulher na praia com os cabelos bem curtinhos todo branco. Tinha um corpo bem bonito. Devia ter uns 50 anos. Neste dia pensei que, quando chegasse aos 50 anos faria o mesmo. Mas agora, que já está chegando, penso que aos 60 anos deixarei (assim terei mais tempo para malhação). Porém atenção, se vai deixar o cabelo grisalho, aposte também em um estilo moderno ao se vestir. Assim alcançará o equilíbrio na balança da idade.
Pele: A pele quando bem tratada, mostra que apesar da idade, você se valoriza. O uso de cremes e protetor solar deve fazer parte da sua rotina. Pense assim: onde eu NÃO quero ganhar manchas escuras? – este é o local onde você deve passar o protetor solar. E, onde eu QUERO ter uma pele bonita? É lá que deve passar os cremes – te animei?. Você pode não recuperar toda a elasticidade da juventude, mas mostrará no rosto, os anos da sabedoria, de alguém com a autoestima para cima. Pele bem tratada, pele com aparência jovem. Maus tratos é crime, e contra você mesma é prisão perpétua! Pense nisto.
Atitude: Classe e elegância vêm com a maturidade. Saber envelhecer é saber que aquela bolsa rosa a tiracolo não vai combinar, quando você abrir e precisar tirar os óculos de leitura. Que vestidinho justo não combina com sandálias UsaFlex. Convenhamos, tudo isto é um atentado ao pudor, ou melhor à estética.
Deixo como exemplo a Glória Kalil ou a Constanza Pascolato. Vejam como se portam. São extravagantes em alguns momentos, mas sem nunca perder a classe. Reparem como a Glória Kalil segura os óculos de leitura nas mãos e os coloca no rosto sem que pareça ser necessário, parecendo sim, um acessório. E a Constanza com seus óculos pretos enormes. Aliou charme e modernidade à necessidade.
Como disse, envelhecer todas vamos! Parecer velha e deselegante só quem quiser! Você quer?
 

Dica da AEnG
Vou tomar a liberdade para copiar as fotos  do site Hoje vou assim OFF da Ana Carolina. Vejam as fotos que ela postou do American Apparel USA apresentando a sua nova garota propaganda – Jacky O’Shaughnessy, de 62 anos. Isto mesmo que você leu, 62 anos. Muito lindo este ensaio. Inpire-se!
 
 
 
Gostou? Abra a gaveta e compartilhe!
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora