terça-feira, 21 de agosto de 2018

Sustentabilidade está na moda




Eu já falei algumas vezes que seguir a moda está fora de moda. Mas esta palavra está sempre tão em voga, que é difícil perder este costume. É uma fixação usá-la, é praticamente uma mania. Algumas vezes vira um surto, uma epidemia, chega a ser um vício. Quem não adota uma tendência, creem alguns, fica sem estilo, não tem gosto, não tem a forma que a moda informa. No entanto é preciso entender e respeitar que moda é a maneira de se vestir de cada um, é o jeito de se apresentar, é o meio que cada um encontra para se expressar. Mas é também um modo de se amar.

Então, eu digo, com toda praxe, que a sustentabilidade está na moda. Sucesso seria se seu uso virasse um hábito. Não tenha vergonha de ser sustentável, de usar uma roupa de segunda mão ou uma roupa usada ou uma roupa com rasgo, com bolinha ou com mancha. A maioria destas peças são roupas com história. Assim é a indumentária da sustentabilidade. 

Nada de roupa certinha, novinha. O que tá na moda é usar e usar e usar as roupas até elas suportarem. E quando não der mais, upcycle nelas. Corta um pedaço, emenda outro, corta de um lado, faz mais furos, cobre as manchas com mais manchas. Enfim, dar mais uma chance à peça de se manter no seu armário.

Porém, como todo mundo adora ficar na moda, as marcas agora lançaram roupas com cara de sustentável. Roupas com manchas, furos, pregadas uma nas outras, com cara que passou por upcycling. 

Não se engane, porque ela só tem cara de reciclada. É só mais uma roupa nova, disfarçada de reutilizada, para você "estar na moda sustentável". Porque na verdade, não basta a roupa ser sustentável, tem que ter a alma sustentável. 

Não deixe que as marcas direcione seus passos para caminhos em que a sustentabilidade se quer respingou. Não se deixe levar por uma moda que não respeita seu coração, o sangue verde que corre em suas veias e faz brotar o que mais sustentável existe dentro de você.

Invista nas marcas que fazem do nosso lixo, suas matérias primas; que imprimem nas etiquetas toda sua própria inquietude pelo planeta; que embalam suas roupas com a consciência de fazer por nós um mundo melhor.

Sustentabilidade está na moda sim, porque se assim não for, nossa vida se tornará uma grande epidemia
sem glamour algum!

Texto de Mara Débora
(nota: todas palavras em negrito são sinônimos de moda)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora