quarta-feira, 18 de julho de 2018

Consumista - uma palavra sem sinônimos



Estamos em dívida com o planeta!

“O dia da Sobrecarga da Terra do ano de 2018 será 01 de agosto. Desde em que começou a ser medido, 2018 foi o ano em que se chegou mais cedo. Ou seja, estamos cada vez mais consumindo recursos naturais que o planeta Terra é capaz de produzir durante o ano.”

Tratamos muito mal a Terra que nos acolheu, nos deu vida e nos ofereceu seus frutos para nos alimentarmos. A natureza que tudo provê não foi o suficiente para os gananciosos capitalistas.

O ser, denominado humano, é capaz de atrocidades inexplicáveis por capricho, desejo, satisfação pessoal e de total desumanidade. Será que desmatar uma floresta em nome do desenvolvimento é humano? Derrubar arvores centenárias em favor de estacionamentos é progresso? Retificar rios criando corredeiras mortais é inteligente? 


E o que fazem com os animais? Matam milhares, de forma cruel, para servirem suas carnes em churrascos bestiais, com corações espetados, peles chamuscadas, vísceras cozidas, sangue em molheiras, línguas desfiadas, rabos cortados, caldos de pés e pescoços. Um verdadeiro banquete canibal.

Como pode estes seres se denominarem humanos? Para mim eles se "demoniaram". 


O animal com seu instinto natural se alimenta para sua sobrevivência. Assim deveríamos ser: deveríamos consumir para viver e nao viver para consumir.


A vida cotidiana, prática, nos faz acomodar em nosso sofá, em frente a uma grande tela "irmã" que nos fala o que comer, o que vestir, o que assistir, como viver e pasmem, como matar e morrer.


O supermercado invoca ao consumo quando nos oferece  "vantagens" - três produtos ao preço de dois - nos empanturrando por míseros reais a mais. Nos tornam consumistas de centavos e desmedidos geradores de lixo.

A moda, nesta mesma levada, nos faz acreditar que, se não comprarmos hoje corremos o risco de não ter amanha a tão desejada peça - agora eu me pergunto: - alguém vai morrer se não comprar a "tão desejada peça?" . Grandes marcas  nos sufocam com sua obsolescência percebida, não percebendo que ao desvestirem seus manequins, estão lotando seus estoques de suas próprias desvendas.

A palavra consumista é egoísta por si só não possui sinônimos. Já seu antônimo é mundrungo, parcimonioso, frugal.

Faço um apelo para que, pelo menos, do dia 01 de agosto em diante, dia da Sobrecarga da Terra*, já que já somos devedores do Planeta Terra, sejamos frugais em nosso consumo, parcimoniosos em nossas escolhas e mundrungos em nossos gastos.



Texto Mara Débora



Texto sobre o dia da Sobrecarga do Planeta - Universo Eco 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora