sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Portugal, sexto e sétimo dia

Sexta, parte do grupo foi à Barcelona, onde meu cunhado participará da meia maratona. Eu e minha irmã ficamos por aqui. Foi um dia chuvoso e frio, ideal para ficar mais em casa e curtir a vizinhança. Paula nos deu a dica para visitarmos a praça de Londres.

Passeiamos pelo entorno, vendo lojas, mercearias, padarias (pastelaria), supermercado. Como já era hora do almoço e tinhamos tomado café muito cedo, resolvemos almoçar no supermercado Continente. Aqui  é comum ter local de refeição nos supermercados. Minha irmã tomou uma sopa e eu comi um arroz de pato que estava maravilhoso - escolhi este prato porque vi no programa Receitas da Carolina. #receitasdacarolina. A agua era cortesia e claro não recusamos.

Na Praça de Londres, há um comércio de marcas famosas, Zara Home, Mango, Benetton, e lojas locais bem simpáticas. E onde é claro, tem as famosas cabines de telefone vermelha. Nesta havia livros.

Como estava muito frio e chuvoso, resolvemos ficar o resto do dia em casa assistindo filmes debaixo das cobertas.

Tive um incidente com minha bota, que descolou o solado... Rsrsrs... Achei legal contar pois é algo que pensarei em testar meus sapatos antes de sair, afinal esta bota deve ter uns 10 anos. Perguntamos e descobri um sapateiro. No dia seguinte deixei minha bota lá ... 10 euros... mais caro que no Brasil ... mas achei melhor consertar, pois ela é de cano alto, boa para o frio.

No sábado, seguimos outra dica da nossa anfitriã Paula, ir até o Baixo Chiado pegar o Bonde 28 - Prazeres e descer em Campo de Ourique. Lá está o Cemitério dos Prazeres onde se pode percorrer pelo caminhos dos simbolos. Dizem ser um museu a céu aberto. Não fizemos este percurso pois estava chovendo e não é um tipo de passeio que aprecio. Sei de alguem que adoraria, por isto recomendo.

Peguei um folheto e vou transcrever aqui algumas frases que achei interessante sobre os símbolos.

Alfa e Omega: Principio e fim do alfabeto grego. Simbolizam a totalidade do conhecimento, do espaço e do tempo - princípio e fim.

Ampulheta: A queda eterna do tempo, desembocando na morte.

Barca: Travessia efetuada pelos mortos

Caveira: Morte corporal, prelúdio do renascimento

Cipreste: Arvore da vida - imortalidade e ressurreição

Entre outros...

Entramos na capela e orei por todos.

Resolvemos descer á pé e fomos passando pelos pontos turísticos: Igreja, nao marquei o nome, Mercado de Lisboa e Jardim da Estrela.

Uma barraca de chá - lembrei de Ana Licia e seu Lugar Pleno - pose para ela... Rs

E experimentamos o famoso doce de Ovos Moles - uma delícia!! Todos doces feitos com ovos e açúcar. Este em especial uma massinha doce com formato de conhas e sardinha com ovos moles dentro.

Olha o ânimo para descer a ladeira...ah e o look, sinceramente, não estou muito preocupada com meu look e acho que voces irão preferir o passeio a o que eu estou vestindo, certo?!

Chegamos ao Jardim da Estrela - o que me encanta são as logomarcas... Esta, da camara municipal de Lisboa é maravilhosa.

E mais descida....e mais chuva...e mais monumentos...
Uma parada para nosso almoço economico: tomamos um caldo verde delicioso com pão em cantina bem antiga, cheia de portugueses rabugentos ... rsrs.. Esqueci da foto...

E continuamos nossa descida....

Nós descemos a pé uns 10 pontos do bondinho....até chegar novamente no Baixo Chiado

Uma pose na Cafeteria Brasileira... Ensopada...nos restou pegar o metrô e voltar para casa.