segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


Porque autoestima na gaveta?

Sabe quando abrimos nosso guarda-roupa e buscamos por algo que possa nos deixar lindas e deslumbrantes? Assim é nossa autoestima. Ela fica fechada dentro de nós, mas basta abrir e procurar que logo achamos como nos tornar melhor e sentirmos bem conosco.
Ao abrir a porta do guarda-roupa nos deparamos com muitas possibilidades. Roupas de todas as cores e estilos, texturas e modelagens, na moda e fora de moda, alegres e clássicas. São tantas opções que ficamos inseguras. E nosso primeiro instinto é olhar para o espelho em busca de uma reposta: “O que usar?” Mas no fundo a pergunta que nos fazemos é “Quem sou eu?” “Do que quero me vestir?”.
Da gaveta retiro o pudor que me cobre. Da calceira, a energia que movimenta meu caminho. Despenduro do cabide a coragem para enfrentar novos desafios. Nos pés calço minha sensualidade. Assim me visto de mim mesma. Mas quem eu sou? Eu sou o momento e me visto de acordo com o agora. Posso buscar nas roupas uma alegria para encobrir minha tristeza, ou a sobriedade para dar vazão ao meu mais íntimo sentimento. Posso buscar a coragem, dizendo com peças (íntimas, bem íntimas) aquilo que não será dito com palavras. Se precisar impor minha opinião subo no salto e uso tecidos de qualidade para expressar a autenticidade das minhas considerações. Porém, para mostrar minha criatividade desfilo meus acessórios, apresentando a ambiguidade no caos harmonioso do contraste das cores.

Se preciso conquistar o carisma de outrem me adorno com babados, estampas florais, saias rodadas e resgato a lady (like) adormecida esperando o beijo do príncipe. Mas se é do poder que dependo, visto a armadura negra indefectível (seria o meu vestidinho preto?) e me armo com joias e scarpin de bico fino pronta para enfrentar, seja o inimigo, o amante ou o meu próprio ser (batalha esta mais difícil de vencer).
E assim são as armadilhas e armaduras, guardadas em cada gaveta e prateleira, que dobro e penduro, aguardando a próxima revelação do meu eu, do meu estar, do meu ser.
Faço do meu guarda-roupa a guarda da minha autoestima.

4 comentários:

  1. É isso ai, menina!!! Está dado o "start", agora é ir acompanhando e interferindo elegantemente no movimento. Parabéns!!! bjs, Angela

    ResponderExcluir
  2. Bravo Mara ! vous avez beaucoup de talent! , você tem um monte de talento, Mara Bravo excelentes resultados em sua formação em France Image Coaching, com excelentes resultados em imagem e segurança: Maritza Desjonquères Anazco, Presidenta de France Image Coaching, Clermont Ferrand, France

    ResponderExcluir
  3. Merci Maritza! Je suis très heureux avec vos commentaires. Muitas portas (e gavetas) se abriram depois do curso de Consultoria de Imagem que fiz na France Image Coaching. Foi um prazer te conhecer. Um grande abraço, gracias!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora