sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Não tenho roupa!


Ok! Você acordou e está bonita! Sorrisão no rosto, brilho nos olhos, cheirosa, postura elegante e papo positivo. Abre o guarda-roupa e ... cabides e mais cabides com roupas e a única coisa que você consegue enxergar um ponto de interrogação.
E a segunda coisa que vem à sua cabeça é: Não tenho roupa! Isto, independentemente se o seu armário está abarrotado de roupas ou não.


Quando não sabemos o que vestir temos a certeza que não temos roupa (o suficiente). Jennifer L. Scott em seu livro Madame Charme – Como viver a Francaise, propõe um guarda-roupa essencial com 10 itens. Com estes 10 itens e mais alguns extras, tais como T. shirts básicas, saias, blazer e casacos de frio você consegue passar uma estação inteira. 

Eu confesso sinceramente que não consegui, mas cheguei a um meio termo. Então, antes de sair escolhendo os itens que serão salvos desta insanidade, você precisará organizar seu armário e sua mente.
Sim, sua mente! Não é fácil desapegar de 15 calças jeans, 10 calças sociais, 50 blusas, 10 vestidos e 55 sapatos, não é mesmo!?

Então respire fundo e comece o processo, do começo!
Escolha um sábado (de preferência quando estiver sozinha) para iniciar o processo. Sim, você vai precisar de bastante tempo para se organizar. Lembre-se de que não é apenas o nosso guarda-roupa que estamos arrumando, mas, trabalhando nossa autoestima.

Comece abrindo seu guarda-roupa como se estivesse abrindo sua alma. Pense porque escolheu cada uma destas peças. Por qual momento da sua vida você estava passando. E o principal e decisivo, em qual momento você está agora.
Você pode encontrar cabides com peças de quando era bem mais jovem. Neste momento penso que o mundo dá mais voltas do que conseguimos contar, e peças como estas, se perderam a muitas voltas atrás. Pense que um pouco de você está dependurada nestes cabides. A que você está agarrada?

Abra cada gaveta como se abrisse seu coração e surpreenda com as revelações que podem surgir. Busque por uma memória perdida - tem sempre uma no fundinho da gaveta, ou caída atrás do armário. Este é o seu momento, busque o seu “eu”. Abra todas as caixas, saquinhos, sacolas e malas. Este é o momento de você se conhecer um pouco mais, conhecer e entender suas escolhas e entender de você. Aproveite também para fechar definitivamente algumas gavetas: sentimentos não correspondidos, mágoas do passado, intolerância... Afinal não gostar de alguém, ou de algo, trará algum benefício para sua alma? O “não” associado a verbos como amar, gostar, perdoar é uma droga (literalmente falando) e intoxica a cada vez em que é usado. O efeito colateral é o oposto do sorriso, do receber amor, do ser generoso. Pense nisto!  
Experimente! Vista cada peça e se veja com ela. Pense no seu momento agora. Ela combina com o seu eu hoje? Vamos lá, você sabe quem é você hoje?  Reflita: qual imagem você quer passar. Será que é a mesma de quando adquiriu esta peça? Alguns anos já se passaram. O que mudou?

Faça um exercício (não é para fazer polichinelo agora, é um exercício mental): pense que você, amanhã, irá deixar tudo para trás e começará do zero. Terá que colocar em poucas malas tudo aquilo que, em roupas, calçados e acessórios, te representa. O que realmente você levaria?

Mãos à obra! Ou melhor, mãos nas gavetas!




Dica da AEnG


Experimente todas as suas roupas fazendo combinações. Esta é a melhor parte. Seja criativa, misture peças, tendências. Você sabia que se tiver 10 bottoms (calça, saia, bermuda), 10 tops (blusa, camisa...) você consegue 100 combinações? São 3 meses sem repetir roupa. Se você acrescentar às estas combinações 3 vestidos e 6 sapatos você consegue fazer mais de 600 combinações? E um ano tem em média 250 dias úteis. Portanto são 2 anos de combinações. Claro que estou falando matematicamente. Combinações válidas ou seja roupas que combinem entre si, são menos, mas ainda muitas. Por isto ter sempre roupas clássicas e que combinem entre si é a grande sacada.


Acesse a página http://autoestimanagaveta.blogspot.com.br/p/armario-essencial.html para ver um guarda-roupa inteligente.


Outra dica, convide suas melhores amigas para este evento. Sim, faça disto um acontecimento e depois retribua, ajudando-as. Sirva comes e bebes e tire fotos. Aproveite para trocarem ideias e  algumas peças de roupas. Sim, trocar roupas, por que não?!


Gostou? Abra a gaveta e compartilhe!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora