sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sorrir é contagioso.

Sorrir é uma arma poderosa. Um sorriso encanta, desbanca qualquer oponente. E nem pense em falsear um sorriso, porque não são somente os lábios que sorriem. Não! Os olhos brilham quando sorrimos, o ar entra mais facilmente por nossos narinas, nossos pulmões trabalham mais impulsionando nosso peito para cima, nosso coração pulsa mais rápido para que o sangue entregue o oxigênio para as células e todas elas sorriem de volta. E neste momento, todo o nosso corpo está sorrindo, porque nossa pele está mais sensível, nosso ouvido amplificado e nosso olhar menos seletivo.

Sorrir nos faz olhar diferente, sem dúvidas, sem questionamentos. Olhamos com alma aberta, a íris colorida, com a pupila dilatada e molhada de alegres lágrimas. Olhamos com o olhar dos tolos e a pureza das crianças. Os olhos quando sorriem não procuram defeitos, procuram a beleza de um ângulo ainda não visto, de um ponto de vista ainda não discutido.

 Ao sorrir nossas palavras saem todas embaladas ao som mais puro que nossas pregas vocais podem produzir, vibrando em sintonia com o sorriso. Falar sorrindo muda tudo. Muda a nós mesmo e muda o outro. O outro, em sintonia com seu sorriso, sorri de volta e entoa as palavras na mesma vibração ouvida.

O sorrir aciona o tato. Quando sorrimos em excesso, rimos com as mãos, dando tapinhas para que a energia passe a cada contato, a cada toque. Mas nem sempre é suficiente, então precisamos nos apoiar, abraçar o outro para que o rir, que, a este ponto já virou gargalhar, seja sentido por todo o corpo do outro. Entram em consonância, vibram juntos, sacodem juntos, se dobram, juntos, de tanto rir.

E rir é o melhor remédio! Um remédio que cura de dentro para fora. Possui um estágio que o contagia, mas a contaminação é benéfica. Seus efeitos colaterais são desejados. Dá até ruga, mas estas, são bem vindas.

Rir não tem nacionalidade. Pode-se ri baixinho, bem alto, pode ser um riso mudo, gritado, rouco, esganiçado. Pode dar uma risada escancarada, um riso tímido, engraçado ou até mesmo sem graça. Aqui ou não Japão, será entendido, em qualquer língua.

Mas a arte de sorrir não para todos. Sorrir tem seu encanto e o seu tempo. Se sorrir de mais é bobo, de menos é tosco. Se sorrir a toa, perde a boa, mas se a toa não sorrir é porque os dentes já se foram. Um meio sorriso é desconfiar um tanto. E um sorriso de canto, não se engane, é de espanto. Tem choro que encontra o riso, daí é uma felicidade só! Mas quando o riso encontro o choro, ah é de dar dó!


Mas se até agora você não sorriu, não se preocupe não! Iniciei este texto dizendo que sorri é contagioso. Viu? Você já está sorrindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora