sexta-feira, 23 de junho de 2017

Moda: amo ou odeio?

Ilustradora Edgar Artis

Qual o verdadeiro sentido da moda? A moda transcende o vestir. Transcende o ter.

Uma peça da moda pode libertar nosso corpo, mas não deve prender nossa consciência. Temos que ter consciência de que a moda é a segunda indústria que mais polui, mas é também a segunda indústria que mais emprega. A moda pode levar a uma comunidade a esperança de uma nova profissão. Pode libertar as pessoas da pobreza, mas pode também escravizá-los. Pode inserir no ambiente a cultura do reaproveitamento de materiais, como pode também exaurir o próprio ambiente. Pode extinguir uma profissão, mas pode também criar muitas outras. Moda, amo ou odeio? Como equilibrar esta balança?

A moda é para ser pensada, não é o que está na rua, nas revistas. É o que está dentro de você. A moda até se compra, mas não se paga pelo estilo.  Não é toda moda que é para você, não é toda moda que é pra mim. Estilo não é ter tudo o que está na moda ou usar tudo que está na moda ou usar só porque está na moda. O estilo se constrói através da moda.

Não se deve ter a moda como uma justificativa de uma nova compra. A moda nos presenteia com novas possibilidades. Possibilidade de ter uma peça que se comporte no corpo de uma forma ainda não alcançada por nenhuma outra. Que transforma a silhueta, que coloca o volume no local certo, a horizontalidade na altura correta, a verticalidade que alonga e as fendas e os decotes que desvendam o necessário.

Estar na moda é criar a sua imagem, é passar uma mensagem. A moda conta uma história: a sua, a minha, a da humanidade. A moda nos brinda com oportunidades de expressão, opinião, intenção. Secretamente nos desnuda e escandalosamente nos cobre. Tem o poder de ocultar os sentimentos e escancarar a alma (para quem consegue ler o que cada escolha quer dizer).

A moda é "Certo e Errado". Brega ou  estiloso. Out ou In. Mas para mim é tudo isto misturado. O que é errado em um é certo em outro. Ou "esquisito" mas interessante. Ou totalmente "vintage" e não brega, como antigamente. Totalmente in, o que hoje é totalmente out.

Na moda o que não permito é o tal do "tem que ter", "must have", "porque tá na moda". A moda é o que você usa, usa e usa. Ou usa, não usa mais e, depois, usa de novo.


A moda é sua, então use do seu jeito, com sua cara. Porque a minha moda, vai ao meu modo.

Amo ou odeio? A moda do meu modo, amo!


Abra a gaveta e invista na sua moda.
Mara Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora