quarta-feira, 16 de março de 2016

O que aprendi nesta viagem

Uma viagem é sempre uma volta ao seu lugar de origem. Como sonhei em ir a Portugal, mas como desejei voltar para minha casa, para meu lugar, ao lado de quem amo. O sentimento de pertencimento é aqui, onde nasci, por mais que tenha me identificado com Portugal, com suas ruas estreitas e de pedras como as ruas de Minas, suas ladeiras, suas portas que dão direto na calçada, suas casas sem eira nem beira.

O melhor da viagem realmente é voltar. Ver o quanto fez falta cada um que ficou e saber que você é esperada (uma xícara na mesa, um chocolate, um bilhetinho - "Querida Maroca, seja bem vinda"). 


Meu lugar é aqui, onde nasci, com este sol, com este verde e azul. Onde cresci vendo o sorriso no lábios, sentindo o abraço apertado e o beijo no rosto. 

Nossa comida é tão variada quanto é nosso povo. Em nosso prato figuram as cores mais variadas. É quase um pantone (escala de cor - coisa de design). Estava ficando monocromática de tanto comer batata, arroz e frango com laranja (delicioso por sinal), mas faltava a nossa couve, nosso almeirão, nossa abóbora. Até do chuchu senti falta! E do repolho refogadinho, espinafre batidinho, quiabo com babinha. Ai que delícia!!!

Antes de voltar ao Brasil, mandei logo um pedido via whatsapp para não ter erro: a refeição que queria comer ao chegar em casa. E meu pedido foi: angu, couve e feijão (e pastel da feira, pois cheguei bem no dia). Não queria mais nada. Comi no almoço, comi no jantar (olha que nem janto normalmente) e comi no almoço do outro dia. Tem comida mais simples e deliciosa? É o maior sentimento de pertencimento - aqui é o meu lugar! Estou de volta.

Apesar do esforço para não comprar excessivamente, trouxe na mala algumas roupas novas (e algumas de segunda mão compradas em brechó). Trouxe coisinhas para casa, um cheiro e lembrancinhas dos lugares por onde passei.

Entretanto, para mim, o mais importante da viagem seja que, tudo que trouxer, a cada uso, resgate sempre um momento da viagem. 

Sempre trago folders dos lugares que visito - museus, lojas, restaurantes. Junto a eles, tickets de metrô, check in das passagens, notinhas de preço. Coloco tudo em um plástico e arquivo. Gosto rever as imagens, refazer os roteiros, recontar as histórias. 

Outra coisa que trago na mala é um cheiro. O aroma nos transporta muito mais longe, transcende à memoria, pois evoca um sentido a mais. Busco, nos supermercados ou lojas simples, uma colônia local. De Portugal trouxe um perfume que eu mesma criei. A marca Perfumarte possibilita misturar alguns aromas. Fiz uma mistura de um amadeirado com chocolate, na proporção de 75 e 25%. Ficou muito bom. Recomendo. Site http://www.perfumarte.com/pt-pt/essential_grid/perfumes/ 

Também gosto de trazer itens para casa: paninhos, toalha de mesa, porta-panela, utilitário de cozinha. Desta forma, no meu dia a dia sempre me surge algum lembrança, um comentário. 

Aprendi muito nesta viagem, pois foi a primeira vez que viajei para o exterior no inverno, e olha que nem peguei neve! 

E as paisagens de Portugal vão ficar sempre nas minhas lembranças.







Então, seguem algumas dicas:

Antes da viagem
1- Para não cair na tentação da compra no exterior, antes de viajar, contabilize suas roupas. Saiba tudo que você tem em seu armário. Aproveite para pensar na sua mala e organizar suas gavetas, seus cabides, suas prateleiras. Em vários momentos que estive diante de uma peça para comprar, me lembrei que já tinha uma parecida. Ter a imagens de todas as suas roupas na sua mente ajuda muito a não comprar o que você já tem.

2- Faça uma lista do que precisa (precisância) e o que quer (querência) comprar. Tente não sair desta lista. Em cada cidade tem sempre um item que nos chama a atenção. Nestas horas você faz a pergunta: "É querencia ou precisância?" Várias vezes devolvi a peça para a prateleira ou saí da fila do caixa por me fazer esta pergunta. Cheguei até a devolver uns acessórios que tinha comprado (minha irmã levou uma bolsa no lugar) porque me arrependi da compra.

3- Assim como se faz a revisão no carro antes de viajar, revise suas roupas e sapatos. Roupas: veja se estão descosturadas, manchadas, apertadas ou largas demais. Levei uma calça que estava larga e acabei não usando muito, principalmente porque emagreci na viagem. Acabei comprando uma calça (usei esta desculpa para comprar - paguei 6 euros na calça)   Sapatos: olhe se o solado está bem colado, se te machuca ou se está apertado. A bota que eu levei soltou o solado, para arrumar, tive um gasto de 10 euros .

Inverno
4- No frio não suamos tanto como no calor. Nesta viagem constatei que pudia usar a mesma roupa mais de uma vez, até 3 vezes, sem que apresentasse cheiro. Isto também, porque se usa várias camadas de roupas. Eu usava o sutiã e camiseta como lingerie, pois ajudava a aquecer, por cima uma camiseta manga curta ou longa como segunda-pele e depois a camisa ou blusa - peça superior. A peça usada como segunda pele evita o contato do nosso corpo com a peça superior. As segunda-peles sim, devem ser lavadas. Mas garanto que é possível usar 2 vezes antes de lavar.

Quantidade
5- Peças inferiores: A quantidade de calças que levei foi suficiente: levei 1 jeans, 1 preta, 1 legging. Outra coisa que percebi que as calças justas são mais adequadas ao frio. Principalmente porque facilitam na combinação dos sapatos, no caso de botas. Levei um short jeans que usei com meia preta (na verdade 2 meias).

6-Peças superiores: Levei 10 blusas, sem contar com as blusas de que considerei segunda pele. Minha lista:

  2 camisas brancas (1 camisa da ida), 
  1 camisa estampada (camisa da volta),
  1 camisa jeans
  1 camisa preta (que não usei por ser fina)
  1 blusa manga longa
  1 blusa manga curta preta
  1 blusa manga curta cinza
  1 blusa manga curta branca
  1 blusa listrada

Blusas de frio e casacos
 1 blusa segunda pele manga longa (Trifill)
 1 blusa manga curta (que usei por baixo)
 1 suéter cinza
 1 suéter listrado
 1 blusa de lã
 1 trench coat 
 1 trench coat impermeável (excelente para a chuva)
 1 casaco preto 

 2 camisetas
 1 sutiã
 10 calcinhas
 2 meia-calças
 3 meias grossas 
 3 meias soquetes para o tenis
 Foi suficiente para 20 dias assim como seria para 30 ou 10 dias.

7- Leve roupas de tecidos que não amarrotem ou amarrotem menos - isto não quer dizer que deva levar sintéticos. Algodão de boa qualidade costuma não amassar tanto. Caso amasse, ao entrar no banho, leve junto sua peça no cabide e coloque próximo ao vapor. Ajuda a desamassar.

8- Não há necessidade de levar mais de 3 sapatos na sua mala. Sugiro levar 1 tênis e 2 sapatos - uma bota curta ou sapato fechado e uma bota cano alto se for inverno e uma sandália e uma sapatilha se for verão - chinelo não faz parte desta contagem.


9- Não há necessidade de levar roupa especifica para noite. Turista normalmente usa roupas casuais na noite também. Seja criativo e faça looks descolados com suas roupas na hora que estiver arrumando sua mala. E convenhamos, chegamos tão cansadas dos passeios que queremos mais é dormir. Mas não deixe de sair pelo menos uma noite (não saí e me arrependi).

Acessórios
10- Levei apenas 3 brincos (e comprei mais 2). Não levei colar pois usei cachecol e echarpes e pulseiras por causa dos casacos de manga comprida. Não senti falta. Somente os brincos foram suficientes. Mas isto vai de cada um. Acessórios são ótimos para comprar em viagem, são baratos e não ocupa lugar. Mas lembre-se de não exagerar.

Necessaire
11- Aconselho a levar os itens que está acostumada a usar em sua toilette: pasta dental, creme, xampu, condicionadores, a nao ser que estejam na sua lista de compra. Leve também absorventes diários (e se tiver próximo dos seus dias os absorventes que usa normalmente), assim você não gasta com este item. 

12- Tenha sempre band-aids para os machucados nos pés. Leve na sua carteira ou necessaire de bolsa. Esparadrapo ou microporo também são ótimos para aqueles sapatos que pegam ou calos indesejados.

Ao final da viagem, doe seu xampu, creme, pasta dental e outros itens para pedintes ou imigrantes que estejam nas ruas. Isto deixará sua mala mais leve ou abrirá espaço para as novas aquisições. Faça o mesmo com as roupas que deseja desapegar.

Outros
13- Leve sempre um guarda-chuva ou sombrinha, principalmente se for no inverno no exterior. Certifique-se de que são de boa qualidade, pois venta muito e as sombrinhas podem quebrar.

14- Uma dica boa é levar mochila para as saídas de dia. Leve uma bolsa pequena, extra, para sair a noite. Com a mochila você consegue carregar o necessário sem pesar muito e deixa as mãos livres. 

15- E o que levar nos passeios? Algumas coisas são essenciais:
  - garrafa de água
  - uma blusa de frio ou echarpe reserva
  - necessaire (escova de dentes, fio dental, filtro solar, creme de mão, batom, band-aid, esparadrapo...)
  - ecobolsa (facilita para carregar as comprinhas)
  - guia do local
  - e pertences pessoais ( carteira, passaporte, seguro saúde...)

Gastos
16- Limite quanto irá gastar por dia. Limite quanto pagará por suas peças. Desta forma você conseguirá equilibrar seus gastos. Eu sempre saia com o valor máximo do dia na carteira e um dinheiro extra para as emergências. 

17- Anote diariamente todos seus gastos. Eu adorava chegar em casa e relembrar meu dia, onde tinha ido, o que tinha comprado, o que tinha comido. Acabou virando o diário da viagem para todo mundo. Sempre alguém me perguntava, quais lugares fomos ontem mesmo? O que almoçamos, quanto ficou? E ai de mim se não anotasse, rsrs.

Minhas compras nesta viagem, tirando as coisinhas  de casa e presentinhos, foram:

1 calça skinny preta 5,00 
1 saia de couro segunda mão 13,00 
1 casaco de couro segunda mão 25,00
1 bolsa segunda mão 11,00 
1 vestido de couro fake 25,00 
1 calça de pijama de lãzinha (não tinha levado)
1 kimono lãzinha 19,00 (tava muito frio neste dia)
1 batom 3,90 
1 máscara de cílios MAC 20,00 (muito caro se convertermos - foi querência e precisância ao mesmo tempo)
1 perfume 13,00

Acho que foram boas compras, alguns não teria comprado, se tivesse pensado mais racionalmente, outros por não ter me preparado melhor. Mas no fundo consegui me controlar bem e não gastei nada a mais do que tinha planejado. E voltei com alguns euros na carteira.

Bom, isto foi o que aprendi nesta viagem.

Espero que tenha gostado das dicas.

Mara Débora





    




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora