segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Não comprar! Por que é tão difícil?

Guarda-roupa Sustentável - parte I

Pessoas me procuram com a intensão de aprender a se vestir melhor, com mais segurança e a comprar certo. Se sentem extremamente felizes quando atingem este objetivo. Porém tem aquelas que necessitam parar de comprar. Estas me confessam uma enorme dificuldade neste sentido.

Realmente é difícil imaginar que nenhuma peça expostas vitrines estará em seu armário! Ou ver na TV, nas revistas ou em suas colegas de trabalho e amigas as roupas da última coleção e você não ter nenhuma peça nova para desfilar! Ou abrir seu guarda-roupa e ver as mesmas roupas de sempre!

Mas porque temos esta necessidade de comprar algo novo, sempre. Por que é tão difícil não comprar? Não seria, na ordem natural das coisas, mais fácil não ter que escolher, experimentar, pagar, levar para casa, experimentar de novo com seus acessórios, sapatos e guardar? Dá muito mais trabalho comprar do que não comprar.

Não comprar é libertador! Passar na frente de uma loja, olhar a vitrine e não ter vontade de levar nada para casa, ou pensar que no seu closet tem peças mais interessante do que nas lojas (ok, esta eu forcei um pouco), não é o máximo? Esta sensação realmente não tem preço (literalmente)!

Tenho feito este exercício há algum tempo, mais como forma de punição, pois sempre comprei mais do que precisava. Nunca me endividei loucamente, mas sentia esta necessidade de comprar por comprar. Hoje, minha luta é contrária. Preciso me esforçar para comprar algo, e se compro fico pensando se realmente eu precisava e se poderia passar sem este item por mais tempo. E se não compro, como na maioria das vezes, fico extremamente feliz.

Porém, a satisfação de estar bem vestida, esta não deve nunca deixar de existir. Estar bem vestida não tem a ver, necessariamente, com possuir peças novas, muito menos a cada semana.  Estar bem vestida tem a ver com boas escolhas. E esta escolha pode passar pelo seu armário, sem custo algum.

Já mostrei aqui, uma sugestão do Guarda-roupa Sustentável. Mas a partir de hoje, o que vou mostrar é o meu Guarda-roupa Sustentável. As minhas escolhas. As minhas combinações e como faço para "parecer" que não repito roupa. Na verdade o que não repito é o look.

Vamos fazer um combinado: a cada dia vou postar um look a partir do meu Guarda-roupa Sustentável, o "maravilhoso Guarda-roupa de Mara Débora". E por que maravilhoso? Por que possuo as roupas mais bonitas? Não! Possuo as roupas das marcas mais bacanas? Não! Por que possuo as roupas e sapatos e bolsas mais caras? Definitivamente não! Porque apenas são as minhas escolhas. São estas peças que possuo.

Aposto que você também possui peças maravilhosas em seu armário. Saber combiná-las e deixá-las atuais será o grande exercício.

A partir agora, iniciarei este projeto com vocês, para vocês. Sintam-se a vontade para postar suas fotos, seus looks. Serão 3 meses com looks diferentes usando as mesmas roupas para o dia a dia de trabalho - não incluiremos aqui as roupas de eventos formais (afinal o fim de ano está chegando e muitos eventos irão acontecer, certo?! e looks de fim de semana mais casual, como uma ida ao clube, academia, andar de bicicleta).

Está preparada? Vem comigo! Vamos montar um Guarda-roupa Sustentável.

Vamos precisar de 20 peças. Sim, apenas 20 peças. Veja abaixo:











Escolha e separe as suas roupas e veja que não necessitará mais do que isto em 3 meses (até 9 meses) de combinações. Você não sentirá necessidade alguma de comprar uma peça nova. E além disto, exercitará a criatividade para montar novos looks.

Acompanhe toda a semana e monte você mesma o seu GrS.


Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!
Texto de Mara Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora