GrS



Um Guarda-roupa Sustentável é um grupo composto por 20 peças de roupas, combináveis entre si, para atender uma determinada necessidade: Trabalho, Evento, Fim de semana, ou outro.

Composição:

Este grupo é composto de:

  - 9 tops
  peças da parte superior da vestimenta (camisa, blusa...)
 - 5 bottons
  peças de parte inferior da vestimenta (calça, saia, bermuda)
  - 2 vestidos
  - 4 sapatos

Combinações:

Após separar 0 grupo de roupas, são montados as combinações.  O objetivo é fazer a maior quantidade de combinações possíveis com as 20 peças. Estas peças devem ficar em uma parte separada do armário. E, ao contrário do que pensamos e praticamos, ter poucas peças, e todas à vista, aumenta nossa criatividade e amplia nosso armário. 

Benefícios:

 - Segurança: com as combinações pré-definidas aumenta a segurança ao se vestir, pois sabemos de ante-mão que qualquer escolha que fizermos estaremos vestidos adequadamente.

 - Rapidez: Diminuição do tempo para se arrumar. Com a visualização de todas as peças do grupo e as combinações pré-definidas, fica mais rápido escolher o que vestir. Sabendo o que combina com o quê, você não ficará por horas na frente do seu armário.

- Otimização: Utilização de todas as peças. Nenhuma peça será esquecida na montagem dos looks, aumentando a possibilidade de uso, fazendo valer o investimento feito na compra destas peças.

 - Economia: Diminuição da necessidade de comprar. Ao perceber a quantidade de possibilidades de composições do guarda-roupa sutentável, o desejo de compra diminui.

 - Compras inteligentes: A partir do reconhecimento de todas as peças do armário a compra ocorrerá para compor as peças existentes e não ocorrerá pelo apenas consumo. 

Grupo de roupas para compor o Guarda-roupa Sustentável:


Organize-se - 8 passos

1.  Separe suas peças por estação. Você pode simplificar em Verão e Inverno, incluindo algumas peças de meia estação nos dois grupos. Assim você evita de ter peças que não usará (por pelo menos 6 meses) misturadas com as peças em uso. 


Exemplo: Separe blazers pesados, camisas mais quentes, cashmere e blusas de lã das camisas de seda, blusas de manga longa mais frescas e blazers finos.

2. Separe os  calçados: botas e sapatos mais fechados (inverno) e sandálias, sapatilhas e sapatos mais abertos (verão). 

   Dica: sandálias rasteirinhas e sandálias muito abertas não devem fazer parte do grupo Trabalho. Elas são bem vindas aos outros grupos (Evento, Fim de semana...).

3. Experimente as roupas para certificar de que estejam todas de acordo com sua numeração. Verifique como cada peça fica no seu corpo.

 4. Separe as 20 peças do guarda-roupa sustentável, como descrito acima. 


Dica: Shorts, minissaias e camiseta de alcinha não devem figurar no grupo Trabalho.

5. Faça as combinações - crie vários looks com uma mesma peça. 
  Exemplo: Vista uma calça, uma blusa e experimente os sapatos – veja todas as possibilidades de sapato para esta combinação. Aproveite e veja alguns acessórios. Se preferir tire um foto de cada combinação.  Troque uma peça e repita a operação.         

6. Retire aquela que não combinar com a maioria e troque por outra. 

7. Coloque o grupo de roupas do Guarda-roupa Sustentável em uma parte separada do seu armário - roupas e sapatos. Deixe as peças juntas.


 Veja abaixo uma sugestão de Guarda-roupa Sustentável.









Monte o seu GrS e compartilhe conosco!

Combinações

1ª Semana GrS






2ª Semana GrS






3ª Semana GrS
(feriado na segunda-feira)






4ª Semana GrS






5ª Semana GrS






6ª Semana GrS





7ª Semana GrS





GrS #34 foi um desabafo
Leia aqui

8ª Semana GrS





9ª Semana GrS







6 comentários:

  1. Ótima dica! Temos que manter o foco quando formos às compras e lembrar se a peça nova combina com as outras em casa. Haja auto controle!

    ResponderExcluir
  2. Por isto Lu é bom termos um guarda-roupa reduzido, assim sabemos direitinho o que temos e o que combina com o que. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais dessa matéria. Estou me mudando para um ape com menos armários e preciso enxugar coisas. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Oi Vania, espero que te ajude sim! E você verá que não precisa ter tanta roupa e armários. Será um exercício para a sua criatividade. Eu não sinto falta de nenhuma roupa que está fora do grupo que montei para o trabalho. Me conte depois sobre a sua experiência. Um abraço e que dê tudo certo na mudança.

    ResponderExcluir
  5. Gente!! Que máximo isso! Estou em busca de um guarda-roupa sustentável, mais enxuto e versátil e esse post caiu como uma luva!
    Parabéns pelo trabalho!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, obrigada! Este é meu objetivo, que as pessoas percebam que não precisam de muita roupa para se ter estilo. E com menos estimulamos nossa criatividade. E o melhor, a ansiedade por compra diminui muito. Hoje fico feliz quando entro em uma loja e NÃO COMPRO! Com menos roupas, a gente percebe que não precisa, que já temos. E se precisar de ajuda para montar o guarda-roupa, entre em contato. Um abraço!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora