sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O lixo me incomoda

O lixo me incomoda sobre maneira. Não sei você, mas pensar que o que eu descarto na minha casa vai percorrer por toda a cidade e chegar em algum lixão e lá ser "depositado", "deixado", "aterrado" não tira minha preocupação.

Quando se descarta algo na lixeira correta, bem embalado se imagina que esteja fazendo a coisa certa, para você, porque na verdade está se iniciando um problema para a natureza. Quando se recicla o lixo, parte dele, o meio ambiente agradece, no entanto, e os resíduos que não são reciclados? Produzimos muito mais lixo do que se consegue reciclar. Produzimos muito lixo que nãos e recicla. A lista de material que descartamos e que não é possível reciclar é imensa. 

Em uma compra, levamos muito "lixo" para casa. E deste "lixo" a maioria não se recicla:

Por exemplo, quando compramos uma blusinha, o que vai junto?

Sacola
Saco plástico
Etiquetas de papel 

Isto tudo reutilizável e reciclável, mas e o que não se recicla:

 Etiqueta adesiva
 Fita adesiva
 Saquinho plástico celofane
 Papel térmico - extrato da compra

E se nesta saída você chupar uma bala?

 Embalagem de bala - não recicla

E se comer um salgadinho?

 Embalagem de salgadinho - não recicla

É fitness, então tomou um iogurte?

 Pote mole de iogurte - não recicla

E se foi usado um papel carbono de recibo na compra?

 Papel carbono - não recicla

São muitos itens que não são reciclados, alguns até são recicláveis, mas não reciclados, quer dizer, não tem quem recicle.

A seguir um lista para pensarmos na hora de descartarmos nossos "lixos":

 Esponja de Limpeza (reciclável, mas não reciclado)
 EVA - Espuma Vinílica Acetinada 
 Fotografia

 Papel vegetal
 Papel encerado 
 Papel revestido com algum tipo de parafina ou silicone
 Papel De extrato bancário
 Negativo

 Raio X

E foi depois de pesquisar este itens que tive a ideia de usar uma almofada para fazer destes resíduos o enchimento.
Recorto em pequenos pedaços e coloco dentro da almofada. Assim diminuo meu lixo e minha consciência fica mais leve. Te convido a fazer o mesmo.




Outra solução que dei para algo que iria descartar e que foi para minha surpresa a melhor coisa que eu fiz, foi reutilizar uma sandália Havaianas que estava sem uso. Ao pensar em doá-la imaginei que rapidamente seria descartada e iria para o lixo. Esta borracha ficaria por anos no meio ambiente e isto realmente me incomodou. Foi quando tive a ideia: usá-la como solado de um sapato. Afinal, tem coisa melhor do andar de Havaianas? Havia comprado uma sandália, usada, claro, no Brechó Maria Maria e sabia que teria que colocar um solado a mais, pois o da sandália era muito fino e iria me machucar. 

Fiz então esta proposta ao meu sapateiro: usar a Havaiana como solado. Ele me olhou meio estranho, não queria pegar, disse que a cola talvez não colasse por ser uma material poroso. Mas insisti! Disse que era pela sustentabilidade, para que aquela Havaianas não fosse para o lixo. Ele aceitou e o resultado ficou MARAVILHOSO. Não só a sandália ficou estilosa como ficou deliciosa de andar. 

Veja o antes e o depois:

Antes

Depois

Não tiro ela mais do pé (o solado bem usado prova isto)! Já levei mais dois calçados para o sapateiro arrumar. Ele, por sua vez, se empolgou, achou o serviço super tranquilo e disse que para trocar por outro solado de Havaianas, no caso do desgaste com o uso, é bem mais fácil do que o solado de borracha que ele usa. Assim diminuo minha pegada ecológica reutilizando o que iria para o lixo.

O que acharam? Não ficou demais!! Assim que receber as outras posto aqui para vocês verem!

E se vocês se empolgarem, posta uma foto no Facebook Guarda-roupa Sustentável.

Abraços Sustentáveis!
Mara Débora

Texto sobre solado Havaianas publicado pela primeira vez em Autoestima na Gaveta por Mara Débora em 02/02/2018



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora