segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

2018! Vamos encarar?!

2017 se foi! 

Uma folhinha no calendário arrancada, um segundo após a meia-noite, o dia um do ano seguinte, uma volta completa da Terra ao redor do Sol! 

Para os otimistas um ano novo se inicia, renovação dos desejos, realizações dos sonhos. Para os pessimistas, novamente o ano recomeça, o primeiro dia de mais um ano, nada mais!

Para o Budismo "devemos acordar todos os dias como se fosse o primeiro dia do resto da nossa vida!" Para o Judaísmo, "relembrar o ano que passou, o que foi feito de certo e errado e pensar como se quer agir no ano seguinte!" Para o Candomblé e demais religiões afro-brasileiras "é preciso uma purificação com ervas e oferendas, deixando para trás o negativo e trazer paz para ano seguinte." Para o Catolicismo "Seguir o ano iluminado por Jesus Cristo, com alegria, saúde e paz!"   

Para mim, devemos nos vestir para o ano que começa:

Sugiro, primeiro, despir de toda e qualquer nobre veste, retirar o salto, descer de qualquer nível que esteja e olhar para dentro de si. Encarar seus medos, analisar seus erros, observar suas atitudes! 

Abrir, em seguida, a porta do seu armário. Não aquele de madeira do seu quarto, mas aquele que habita sua mente. Nele irá encontrar tudo de bom que possui. Considere tudo o que adquiriu durante, não somente este ano, mas todos os anos até aqui. Contabilize o que herdou de seus ascendentes (hábitos, costumes, maneiras), compreenda tudo o que ouviu dos mestres, pratique tudo o que refletiu.

Aconselho pendurar, nos cabides dos sentimentos, tudo aquilo que ainda pulsa em seu coração: paz, amor, serenidade, compaixão. Acredite, ainda está na moda!

Recomendo despendurar, dos cabides das relações, todos as amarguras e tristezas. Dos cabides dos julgamentos, as dúvidas, os questionamentos, o ódio, os ciúmes e as desconfianças.

Proponho encher as gavetas das emoções, acessórios práticos para o dia a dia: sorrisos fartos, gargalhadas contagiantes, humor permanente, afagos diários, abraços demorados, beijos sortidos, amor duradouro.

Estimulo a exibir no cabideiro, naquele que preparamos as vestes para os dias seguintes, a tolerância, a paciência, o altruísmo e principalmente a alteridade.

Convido a vestir, não o corpo, mas a alma de solidariedade, compaixão, amor e paz.

Advirto que esteja vestido com as armas e armaduras que a vida lhe oferecer. Mas saiba como sustentá-las e usá-las durante o caminho trilhado. Todos nós carregamos a cruz em que Jesus foi crucificado - isto para mim, simboliza a vida que levamos! Cabe a cada um escolher como carregá-la: no peito, em um crucifixo ou nas costas, como uma punição (ou vitimização). A minha, prefiro carregar no coração. 

Imploro que cubra-se com o manto da natureza, por fora e por dentro. Lembre-se de que este é pequeno e nele todos devem habitar! Não temos um segundo planeta para viver! There´s no planet B!

Desejo que vista-se de sua essência e encare 2018! 

E Brasil, calce sua decência! 

Texto de Mara Débora
Consultora de Estilo Sustentável 
Criadora do Guarda-roupa Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora