quarta-feira, 2 de março de 2016

Última semana em Lisboa

A ultima semana foi para despedir de Lisboa. Chegamos na terça-feira e ficamos em um apartamento bem central de nossa querida Paula. Ficamos no Baixo Chiado, um local turístico e bem localizado. Acredito de onde se começa todas as viagens por Lisboa. Estávamos bem cansadas e fomos todas dormir cedo.

No Baixo Chiado se encontram as lojas de grandes marcas, assim como lojas simpaticamente portuguesas. Lá está localizado o Armazém do Chiado, um centro comercial (shopping) simpático com boas lojas e restaurantes. É caminho para a praça do Comércio, que é um lindo ponto turístico e que já mostrei em nosso primeiro dia. Lá também se encontram vários teatros e locais de fado. Esta, uma lacuna em minha viagem - não ter ido à uma apresentação de fado.

Nesta semana infelizmente choveu muito e resolvemos ficar mais em casa. A foto abaixo remete bem o meu momento, sentada na sala, tomando uma taça de vinho, escrevendo.


Na quinta-feira eu fiz almoço e comemos em casa. Ficamos curtindo o friozinho. No fim do dia saí para escrever no Armazém do Chiado. Passei 

Na sexta-feira fomos às ruínas do Convento Carmo, indicação do amigo Geraldo. Estávamos pertinho, mas eu, com meu senso de direção off, fiz minhas irmãs darem uma volta enorme até chegar lá e descobrir que era apenas à dois quarteirões de onde estávamos. Mas nesta caminhada, descobrimos outras lojas, paisagens e chegamos até o elevador de Santa Justa, onde vimos a vista e não precisamos pegar a fila para chegar até no alto. Chegamos nas ruínas, um lugar lindo, que foi destruído em parte pelo terremoto de 1755 e não foi reconstruído pelo governo de Portugal, mas encampado por uma associação de arquitetos, que instauraram ali, um museu arqueológico. Neste dia saí sem celular e por isto não tirei fotos. No ultimo dia passei na frente e registrei. 


No sábado voltamos à Belém para encontrar e almoçar com meu amigo Luis - Vaquinha. Foi ótimo pois voltamos mais de 20 anos no tempo, relembrando nossa juventude. 


Domingo voltamos à praça do Comércio e fomos caminhando até o Cais do Sodré, visitando lojinhas e comprando as ultimas lembrancinhas. Algumas ruas estavam fechadas e descobrimos que estava sendo gravado um comercial do carro Lexus. 

Almoçamos, passamos por uma feirinha e resolvi que iria a Sintra, pois ainda não conhecia e o tempo estava começando a se firmar. Minhas irmãs e minha sobrinha resolveram ficar em Lisboa, pois já conheciam.










Abaixo, gravação do comercial




Abaixo, feira de domingo Praça da Figueira 



Fui para o metro sozinha, estava deserto, fiquei meio apreensiva mas, resolvi encarar. Chegando na plataforma, sem ninguém, percebi que o comboio sairia somente às 15h01 e eram 14h. Ou seja 1h de espera. Resolvi arriscar e esperar. Me sentei e aos poucos foram aparecendo algumas turistas (chinesas) depois outras pessoas. Entrei no trem/comboio e logo ele partiu. A viagem foi tranquila, passando pelos bairros de Lisboa até chegar em Sintra. 

Em Sintra, peguei um autocarro turístico, deste que você pode descer, visitar o local e pegar o próximo. E vai aí uma dica, guarde bem os tickets pois sem ele você não consegue dar prosseguimento ao passeio, a não ser que pague novamente. E são tantos papeis que vamos juntando que acontece de perdermos na bolsa estes papeizinhos. Só me lembrei dele quando tive que pegar o segundo ônibus e tinha acabado de jogar vários papeis fora - por sorte não o tinha descartado. Como já era de tarde, tive que escolher qual monumento visitar - escolhi o castelo Mouro, por dois motivos: por ser mais barato que o Palácio da Pena e por ser uma monumento milenar. E belíssimo, pois fica no alto e a vista lá de cima é linda. Consegui tirar duas fotos apenas, pois acabou a bateria do meu celular. Então outra dica é ter sempre aquela bateria portátil nestas viagens, pois  usamos mais o celular que a bateria suporta. 

No Castelo Mouro você tem que estar bem de pernas pois são muitas escadas para subir. Fui à quase todas torres, mas estava ventando muito e não tive coragem de subir a ultima, pois quase fui derrubada pelo ventania. Achei muito legal a cisterna, casa de banho, que lembra muito a nossa sauna e as casas de banho turca. E o melhor, era o lugar mais quentinho. 

Peguei o onibus seguinte e parei no centro de Sintra. Visitei algumas lojas, comprei um lanche e um doce tradicional - travesseiro que parece um pastel doce, com recheio de ovos moles com amêndoas - muito gostoso. Cheguei até a estação à pé pois perdi o último ônibus de turismo - claro, estava sem carga no meu celular e não vi as horas.

Cheguei na estação e havia 2 comboios:  para a estação que iria descer - Rossio às 19h50  e outro, que sairia dali 5 minutos para uma outra estação - Oriente. Vi que tinha 3 brasileiras na mesma situação e fiquei escutando o que elas decidiram fazer com a orientação de um português. Elas entraram no comboio para estação Oriente e fui atrás delas. Falei que ficaria de olho nelas pois também queria chegar no mesmo destino que elas. Com muita gentileza, elas me convidaram para sentar com elas e fomos conversando. Elas são de Porto Alegre e também era o ultimo dia em Lisboa. Viajariam na segunda, assim como eu. Conseguimos fazer a troca de comboio, e reduzimos nossa viagem em 30 minutos até nosso destino. Elas, mais gentis ainda, me convidaram para ir ao Hard Rock Café, que aceitei, apesar do meu objetivo de economizar. Mas uma boa conversa e uma bom início de amizade não tem preço. Mas combinei apenas um drink (porque também não bebo muito) e iria embora.

Foi ótimo pois conversamos bastante. Espero encontrá-las novamente pois são gurias animadas. Foram muito simpáticas. Consegui, com a bateria portátil da Luciane, fazer contato com minhas irmãs e vi que estavam preocupadas ( já estavam querendo contactar a embaixada brasileira - exageradas!!! rsrsrs)


Estação Restauradores - vazia



Vista do Castelo dos Mouros



Um brinde com minhas novas amigas - gurias de Porto Alegre
Lila, Luciane e Tassi


Fui embora e rapidamente cheguei ao nosso apartamento. E foi aquela arrumação de mala.
Esta parte, merece um post a parte.

Na segunda meu amigo Vaquinha nos levou para almoçar e ao aeroporto. Amigos assim valem ouro! É bom saber que podemos contar com as pessoas, mesmo depois de tanto tempo se nos ver. Claro que gentilmente pagamos toda a conta do restaurante.

Uma dica legal para o ultimo dia é juntar tudo aquilo que você não quer voltar para o Brasil ou que não está cabendo na mala, como roupa, sapato, bolsa, shampoo, creme, pasta dental, escova dental, fio dental, absorvente, toalha, e ao invés de apenas deixar para trás, no hotel ou no apartamento, ou lixo,  juntar em uma sacola, e doar para alguém. Juntamos duas sacolas e doamos para uma senhora refugiada. 

Não tem descrição a felicidade da senhora que recebeu. E nossa também!




Meus gastos

24/02 Quinta
Super 6,00
Almoço macarronada
Lanche no armazem do chiado 5,50
Total 11,50

25/02 Sexta
Almoço 3,50 frango assado com batatas 
Lanche 2,00
Super 3,00
Lanche 4,90
Museu de arqueologia 3,50
Brinco 4,00
Livraria Bertrand 7,00
Total 25,90

26/02 sabado
Bloco de desenho 1,90
Belem 2,50 ida e volta
Churrasqueira de Belem 
Almoço 3,00
Metro 2,80
Super 5,00
Total 15,30 

27/02 domingo
Comprinha 10,50
Sintra passagem 2,50
Citytour 5,00
Castelo dos mouros 6,50
Lanche sanduíche + doce tradicional travesseiro + chocolate quente 7,00
Conhecer 3 brasileiras de porto alegre e ir ao Hard Rock Café fazer um brinde com pina colada não tem preço (mas a gente paga) 10,00
Total 34,50

29/02
Café 1,40
FNAC 15,00 bateria portátil
Livraria Bertrand  6,00 
Almoço 13,00 
Total 35,40



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora