terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Portugal, primeiro dia

Portugal, 7 de fevereiro de 2016

Saimos do Brasil em pleno carnaval. Minha alegria era a mesma ou maior que a dos foliōes! Ir a Portugal com meus irmaos era um sonho - sem muito planejamento mas com muita disposição e alegria, ou melhor muitas risadas.

Mesmo dando errado tudo deu certo. Viajamos todos juntos e chegamos ao apartamento que alugamos via airbnb - recomendo, fantastico! Localização excelente, bairro tranquilo, tudo próximo, metro, supermercado, padaria, churrascaria, hortifruti.... Confesso que ficamos apreensivos, mas Paula, nossa concierge, foi super e atenciosa. E o apartamento que graça ( nao tirei foto dele arrumadinho, mas posto depois...)

Depois de almoçar ali por perto mesmo, ja fomos para o nosso primeiro passeio: conhecer Lisboa.

Lisboa é maravilhosa! Mistura modernismo e antiguidade de uma forma inusitada. O antigo é grandioso, majestoso. O moderno respeita esta majestade com formas e design que impressionam.

Pegamos o metro e caimos no centro de Lisboa.

Uma paradinha para uma conversa com Fernando Pessoa, uma ida à livraria mais antiga do mundo, um bondinho, uns carros a lá corrida maluca, fachadas imperiais, a praça do comercio. 

 

Praça do Comercio, que lugar sutuoso. Aqui ainda se respira o inicio de tudo. Nesta praça se encontram a estátua equestre de D.José, o Arco da Rua Augusta (nao parece familiar??.. Sim são varios os nomes que herdamos daqui) que marca a entrada na Baixa Pombalina, construída após o terremoto de 1755, projetada por Eugenio dos Santos, financiada por Marques de Pombal. 


E o que dizer da vista que tinham daqui, e o desejo de desbravarem este tao grandioso mar. E assim o fizeram, como sabemos da história.





Visitações:


 E claro, em seguida, o Museu do Design e da Moda (fotos nao permitido) - uma aula de design pelo mobiliario, pelas roupas - belissimo! 


Este foi só o primeiro dia! 

Como esta é uma viagem economica, colocarei meus gastos para que acompanhem e vejam que é possivel viajar e não comprar excessivamente, tudo o que se encontra pela frente. Claro que o euro a 4,58 nao anima ninguém a gastos excessivos, mas o não comprar abre o espaço para o contemplar, vivenciar, experimentar. E isto nao tem preço, desculpem o trocadilho.

As viagens anteriores que fiz, comprei muita coisa desnecessaria - algumas poucas coisas foram boas compras, mas hoje vejo que preferia ter aproveitado melhor meu tempo e meu dinheiro e meus companheiros de viagem.

Já esta viagem, decidi que seria diferente. Uma viagem de reencontro com meus irmaos.  Mas uma regra foi instituida: não reclamar, só gargalhar! E temos seguido a risca, sem brigas (quase rsr) e estamos dando muitas risadas e gargalhadas (muito mesmo).

Tanto que ja estamos programando a proxima viagem.

E, para acompanharem os parcos gastos seguem os valores

07/02
Van 6,85 p/pessoa (55,00)
Pão na chapa + café 2,00
Almoço 5,00 (espaguete vegetariano + agua com gás)
Metro 2,80 ida e volta
Lanche padaria praça do comércio - croissant com café 3,90

Museu luz de portugal (domingo -gratis)
MUDE (domingo -gratis)
museu chiado (domingo -gratis)

Total: 17,75


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora