quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sustentabilidade está na moda!

Quando falo do Guarda-roupa Sustentável, muitas pessoas se apressam em dizer que doam uma peça do armário sempre que compram outra. Isto, por si só, não é sustentável. É um alívio apenas na consciência, já que seu no armário, na sua conta bancária e em todo processo industrial, para se fazer aquela peça, não houve alívio nenhum.

E o que é sustentável: para mim é quando se consegue ter um guarda-roupa onde se possa aproveitar tudo o que tem, sem sentir necessidade de comprar mais. Onde o sair de peças é permitido e incentivado, mas o entrar deva ser amplamente avaliado - "Preciso realmente de mais uma peça? "

Sustentável para mim é quando eu uso uma peça com mais de 10, 15, 20 anos. Sim, eu tenho peças de quando era solteira, e isto vai para mais de 17 anos. Isto demonstra que a peça comprada, é uma peça atemporal, não datada, não exatamente clássica, mas no meu estilo, estilo este que sigo até hoje.


Sustentável para mim é quando consigo recuperar uma peça que eu não usava, seja  ou cortando uma calça e transformando em um short, ou trocando os botões.


Sustentável para mim é quando eu uso uma peça antiga com uma peça atual e o look fica super na moda.


Também é sustentável quando tira-se do armário peças que não se usa mais e se faz uma doação. Mas mais sustentável ainda, quando você dá esta peça para alguém e a vê usando. Como fico feliz em ver alguém aproveitando uma peça que estava parada no meu armário. Isto é sustentável demais!! Sem contar, é claro, as peças usadas que eu ganho e coloco em uso. Vejo que a pessoa fica super feliz também!


E por que eu estou dizendo tudo isto?! Porque para que uma blusa feminina de algodão e Tencel chegue na loja, são necessários 379 litros de água (Livro Moda e Sustentabilidade - Design para mudança). E quanto aos resíduos que são jogados no meio ambiente - lavagem das fibras, branqueamento, tingimento, produção dos metais e aviamentos usados nas peças, entre outros. Você já parou para pensar nisto? 


Você já, pelo menos, pensou na quantidade de papel, plástico, metal que vai junto, quando compramos uma peça nova: etiquetas de papel da marca, etiqueta de preço da loja, tags, cordãozinho, plástico ou colchete para as etiquetas, sacola da loja, papel, vias impressas da compra. E tudo isto vai para o "lixo". 


Daí você diz que tirar uma peça do seu armário depois de "comprar tudo isto" é sustentável? Melhor rever este conceito.


Não sou contra a compra, de maneira alguma, até porque a industria da moda movimenta a economia, isto é, quando não usa mão obra escrava, quando oferece local adequado de trabalho, quando segue as leis trabalhista, quando paga as indenizações em caso de desabamento (caso Benetton que não queria pagar pelas mortes ocorridas no desabamento de um prédio em 2013 em Bangladesh) ... enfim, há uma economia sendo movimentada. Mas a que preço? 


Vamos pensar bem antes de abrir um armário e dizer: "Não tenho roupa", "Preciso de uma roupa nova", "Preciso daquela peça que está na moda"... Sabe o que está mesmo na moda?

SER SUSTENTÁVEL.

#sustentaveltanamoda


Gostou?! Abra sua gaveta, use mais suas roupas e compartilhe!


Abaixo algumas imagens do desabamento para você pensar antes de comprar mais uma peça para o seu armário.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora