domingo, 4 de maio de 2014

Tenho roupas demais!

O pior momento para uma mulher é quando ela para em frente ao seu armário e fica com aquela, já conhecida (e falada aqui) sensação de não ter roupa. Mas quando ficamos diante do armário para fazer uma arrumação percebemos o quanto de roupa (e coisas) possuímos. Tudo é uma questão de ponto de vista.

O guarda-roupa sustentável minimiza bastante esta sensação e percepção nestes momentos. Mas se você ainda não montou o seu, existem outras técnicas para que você se conscientize que, sim temos muitas roupas. Começo deixando esta frase da Cris Guerra, do blog Hoje vou assim:


Mas para isto é necessário por a mão na massa, ou melhor, nos cabides, gavetas e caixas que lotam seu armário. 

Umas das premissa do guarda-roupa sustentável é saber tudo o que você possui. Organizando seu armario e gavetas você terá a exata dimensão da quantidade de roupas que tem. Mas não estou falando aqui só da quantidade, mas sim de saber exatamente o que tem. Então, segue algumas dicas de como descobrir novos pontos de vista sobre o seu armário:

- separe suas roupas em: camisas, blusas, regatas, calças, saias, bermudas, shorts, vestidos, blazers...
- separe, em cada grupo, as peças por cor, similaridade, verão/inverno, festa/lazer, noite/dia...
conte quantas peças tem de cada grupo e anote;
- fotografe. 

Sim, fotografe, mesmo que somente na mente, mas guarde esta imagem para quando você cometer a insanidade de pensar que não tem roupa. E carregue com você as anotações das quantidades de roupas.

Eu nao preciso olhar cada guarda-roupa para ver que em todos, possuímos mais do precisamos. Confesso, levei um tempo para assumir que tinha muita roupa, sapatos então... 

Mas por um outo lado, trabalhamos e merecemos cada peça que compramos. São nossas conquistas e recompensas. O que não podemos é ter o discurso diariamente de que não temos roupa. 

Hoje fotografei meus acessórios: brincos, pulseiras e colares. Não fotografei os cintos. Percebo agora que tenho muitos cintos e é o que eu menos uso. E o pior estou doida para comprar um novo, pois não tenho nenhum com os metais que estão usando agora. Mas será que eu vou usar? Terei que refletir bastante antes de comprar...

Existem algumas compras que denomino de Salvadoras, pois salvam da sacola de doações peças sem uso. Por exemplo, comprar uma blusa específica para uma saia que não combina com nenhuma outra que você possua. Neste caso não esqueça de levá-la consigo até a loja. Aconteceu comigo com uma saia que ganhei da minha cunhada (intimidei-a a me dar...rsrsr), feita por ela, e que eu não tinha uma blusa mais fresquinha para usar, somente de manga longa (foto abaixo). Neste caso comprei uma básica branca para ter a opção de usá-la nos dias quentes. E era uma básica que faltava em meu armário. Tinha pensado em um body azul marinho mas não achei nenhum nesta cor.




Uma compra consciente é uma compra inteligente e sustentável (estou perdoada...rsrsr).

E, antes de guardar suas roupas de volta, retire aquelas que realmente não usa mais. Alguém com certeza fará bom uso delas.

Dica AEnG
Antes de comprar mais roupas, compre algumas revistas de moda e olhe quais são as tendência. Veja o que gosta, o que combina com seu estilo, sua cromoestética e principalmente seu tipo físico. Procure no seu guarda-roupa algo que seja parecido. Monte alguns looks seguindo estas tendências. Você verá que sempre temos algo similar. 

Este exercício é ótimo para a criatividade! 

Outro exercício é de desapegar! Que tal fazer um bazar com as roupas que não usa mais! Uma amiga iniciou esta ideia por aqui e já estamos separando as nossas roupas. Será aqui em São José dos Campos. Quem se interessar comente na fanpage/guarda-roupa sustentável o interesse. E você que não é daqui faça o mesmo. Separe as suas peças e convide suas amigas. 

Gostou!? Abra a gaveta e compartilhe!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora