domingo, 27 de abril de 2014

Eu não tenho roupa!

Isto é o que mais ouço no primeiro encontro na consultoria de imagem. No entanto, o que sempre vejo quando vou à casa de minhas clientes, é um armário repleto de roupas.

Mas, assim como minhas clientes, eu também achava que não tinha roupa, mesmo diante de um armário lotado. Ver aquele monte de peças e não saber qual usar, me levava a acreditar que não tinha roupa suficiente. Isto causava frustração e angústia. 

Resolvi tirar várias roupas que estava cansada de ver em meu armário e dar um tempo colocando-as em sacolas salvadoras. Sim, estas sacolas me livraram da ansiedade de ver aquelas roupas sem uso, enchendo minhas gavetas e cabides. Ao isolar por um tempo estas roupas ganhei espaço no armário. Bom, vocês devem estar pensando, ganhou espaço para novas roupa! Não, o que ganhei foi espaço para ver melhor minhas roupas e saber exatamente o que tinha. 

Mantive as peças que mais tinham a ver comigo, com a estação e com meu perfil profissional, com o meu tipo físico e meu estilo. Desta forma, sabia que tudo que estava ali me vestia perfeitamente bem. Sem ansiedade e estresse.

Ao guardar as sacolas em locais de pouco acesso, depois de um tempo, percebi que não precisava mais daquelas roupas. Elas não faziam falta. Era como me libertar da difícil tarefa de escolher que roupa usar com tanta oferta. Ao reduzir meu armário com boas peças, percebi que esta tarefa cada vez mais ficava tranquila e assertiva.

Assim, o verbo comprar raramente era conjugado. Trocava-o pelo "criar novas combinações", "exibir novos looks" e "economizar".  Este último soava como uma música. Afinal, o que adiantava comprar várias roupas e continuar com a sensação de não ter o que vestir.

Mas chegou um momento em que senti falta de roupas diferentes, novas talvez!? Estava sentindo aquela ansiedade novamente. De repente um insight! Buscar algo em minhas sacolas salvadoras. E assim, abrindo ESTAS sacolas, tive a sensação de roupas novas, mas sem ter gasto um centavo! E o processo se iniciava: novas combinações, novos looks. 

E assim percebi a sustentabilidade neste processo. Um processo para reciclar as ideias, os valores, reciclar a própria autoestima: ver com outros olhos aquilo que já estava cansada de ver. A minha própria imagem!

Assim surgiu o Guarda-roupa Sustentável. Tive inspiração com livro da Jeniffer L. Scott, o que me levou crer estar no caminho certo! Experimente você também!

Dica AEnG
Crie suas próprias sacolas salvadoras.: quando emagrecer, quando engordar, dar um tempo, quando voltar a moda, quando tiver coragem... Enfim, retire do seu armário aquilo que te impede de ter uma imagem positiva, uma mente aberta, e a autoestima elevada.

Gostou!? Abra as gavetas e compartilhe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora