sexta-feira, 21 de março de 2014

Cores da Autoestima

Já aconteceu com você de, mesmo estando bem feliz, alguém perguntar se você está com algum problema, falar que você está abatida, APAGADA? Ou já aconteceu de você está normal, nem triste nem alegre, e várias pessoas elogiarem você, falando que você está radiante, ILUMINADA? E , em nenhum dos caso, você entender o porquê?

Se você respondeu sim, isto tem uma razão de ser. Está nas cores que você escolheu para suas roupas. A cor dos seus tops (blusas, camisas) deve seguir a sua temperatura de cor (ou coloração pessoal). Na consultoria de imagem, faço a análise cromoestética (de acordo com o France Image Coaching), onde identifico através de algumas análises (cor da pele, olhos, cabelo entre outros) qual a sua temperatura de cor: quente ou fria.

Usar as cores de acordo com a sua temperatura de cor vai fazer com você fique ILUMINADA. Usar cores diferentes da sua temperatura de cor fará com que você fique APAGADA.

As pessoas de temperatura fria devem investir em peças nas cores em que tenha em sua composição a cor azul. Já, as pessoas de temperatura quente, devem usar as cores que possuem o amarelo ou vermelho em sua composição.
Veja no circulo cromático os tons frios e quentes.

FrioQuente



A cor verde possui em sua composição o azul e o amarelo. As pessoas de temperatura quente devem escolher os verdes mais abertos (limão, bandeira). Já as pessoas de temperatura fria, devem escolher os verdes fechados, com mais azul (os verdes escuros, verde musgo).

O mesmo acontece com o vermelho, mais alaranjado (mais amarelo em sua composição) para quem é de temperatura quente e o vermelho bordô, mais escuro (que leva azul na sua composição) para quem é de temperatura fria.

Os tons de rosa também: os que são mais fechados são de temperatura fria (roxo, rosa queimado). Os mais abertos são de temperatura quente.

Dica AEnG

Para saber qual a sua temperatura de cor, dou uma dica bem simples.
Separe dois looks monocromáticos: um quente e um frio.
Em um dia você usa o look quente: escolha calça e blusa bege ou marrom e use acessórios também nestes tons. (evite looks monocromáticos vermelho, amarelo ou laranja para o trabalho).
No outro dia use um look frio: calça jeans com camisa azul.
Com certeza alguém vai comentar sobre a sua aparência. Observe (e anote) as reações e comentários das pessoas nos dois dias. Analise também como você se sentiu nos dois casos. As cores influenciam também no nosso estado de espírito.
O look, quente ou frio, que você receber algum elogio sobre estar iluminada, radiante, alegre será a sua temperatura de cor. A partir daí, use estes tons de roupa e acessórios.

Gostou?! Abra a gaveta e compartilhe!

2 comentários:

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora