segunda-feira, 17 de março de 2014

Autoestima e a Sustentabilidade


Sabe o que eleva minha autoestima? Quando tiro das minhas gavetas uma peça de roupa que comprei há anos. E ver que ainda é uma peça atual e super bacana eleva ainda mais. Agora, ver que ela ainda serve em mim, ah, isto não tem preço!!!

Tenho sandália, bolsa e uma ou outra peça de roupa do tempo que eu era solteira (sou casada há 15 anos). Poder usar estas peças reforça o conceito do Guarda-roupa Sustentável (GrS). Assim como a Débora Bloch, eu também acho roupas descartáveis cafonas, “é chique repetir roupa”.

 
Ser sustentável não é só desfazer uma roupa quando compra outra, isto é uma parte do processo. Ser sustentável é fazer compras inteligentes de forma a aproveitar o máximo possível estas peças e ainda passar para alguém aproveitá-las.

Boas compras fazem parte do GrS. Não sou contra a compra, afinal a moda movimenta a economia do país, mas contra o consumismo. O consumismo por marcas; por ficar na moda, independentemente de se fica bom ou não no seu tipo físico, se combina com seu estilo; no consumo apenas pelo consumo.

Porém, para fazer boas compras, ou compras inteligentes, é necessário saber exatamente o que você já possui. Quem já não comprou uma peça e descobriu que tem outras 3 parecidas?

Organize seu guarda-roupa para que você visualize todas suas peças e assim saber exatamente o que tem. Isto será um facilitador na escolha do que usar, quando usar e como usar.

Crie todas as combinações possíveis com uma peça. Potencialize esta peça. Desta forma ela se tornará uma peça indispensável no seu guarda-roupa. Faça isto com todas as peças. As que não combinarem entre si ao máximo, aí sim, doe.

Organizar as peças por cor também facilita. Assim você não fica com 8 camisas brancas e nenhuma colorida, por exemplo.

Cafona é ter roupa demais e consciência de menos.

Existem serviços de organização de armários onde profissionais deixam tudo o que você precisa a vista. Um serviço que vale a pena o investimento e é super sustentável, pois você vai conseguir visualizar tudo o que tem e usar as roupas o máximo possível.

Dica AEnG

Aqui em SJC tenho duas indicações, o Arrumadíssimo da Fabiana Braz e Elaine Yamaguchi  e a Personal Organizer Anna Graziella Teixeira.

Arrumadissimo Personal Organizer Anna Graziella
 
E, se você estiver precisando de uma mãozinha para potencializar suas roupas, com looks ou assessoria nas compras para torná-las sustentáveis, conte com os meus serviços (link aqui).

Com o armário  organizado e com os looks planejados, você economizará tempo e dinheiro.

E para finalizar, sustentabilidade está super na moda. Vista-se!

Gostou, abra o armário e compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora