quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Autoestima Interior

A Chave da Felicidade

Muito falei sobre o que fazer, externamente, para elevar a autoestima. Mas, e quando é por dentro que se está por baixo? E quando nossos pensamentos embaçam nossos olhos não deixando ver exatamente o que o espelho reflete? Ou será que o que está refletido no espelho é reflexo dos nossos pensamentos?
 

Assim como as palavras, o pensamento tem muita força. Porém diferentemente das palavras, que ecoam para o universo, os pensamentos ruins, negativos, ecoam em nossa cabeça, desconectando nosso raciocínio, interferindo nas interpretações e pesando o nosso corpo e nosso semblante. Sem contar que engorda e tem o poder de nos enfeiar. Já percebeu que quando estamos mal, com pensamentos ruins, nenhuma roupa serve, todas as combinações ficam horríveis? Pode abrir todas as gavetas. Você não vai achar nada que preste.
 
E o que na verdade aconteceu? Tudo que estava ali sumiu? Não! O negativismo inibe nossos sentimentos, deleta o brilho dos olhos e abafa o sorriso dos lábios. Até no jeito de andar ele interfere. Se antes andávamos radiante e "rebolante", agora andamos cabisbaixa e encurvada.
 
Qual gaveta abrir então? Minha sugestão é: abra o baú! É, o baú com as suas melhores lembranças. De preferência as mais engraçadas. Lembrou-se de alguma? Eu lembrei! E já estou rindo sozinha...já estou gargalhando... (sempre dei muita manota - em tempo manota = mico, mancada).
 
Procure também as qualidades que andam meio perdidas - as suas e as que te encantavam no outro (pais, marido, companheiro(a)). Devem estar empoeiradas com o pó das desavenças, dos julgamentos e do distanciamento. Limpe-as e separe.
 
Retire, lá do fundo, aquelas imagens congeladas na saudade, cheias de felicidade. Se alguma imagem ruim vier junto, aproveite para rasgá-la em pedacinhos e fazer uma linda chuva de papel picado.
 
Agora, junte as lembranças, as qualidades e as imagens. Coloque-as em uma gaveta com chave. Na chave, coloque uma identificação: F E L I C I D A D E. Abra seu coração e guarde-a ali.
 
Já ouvimos tanto dizer que a chave da felicidade está no nosso coração. Só esqueceram de dizer o que contém a gaveta que ela abre. Agora você já sabe!
 
Dica AEnG
 
Código de acesso à chave da felicidade:
1. Acorde alegre.
2. Não reclame por 3 dias (dica de um amigo - Anselmo).
3. Troque 1 defeito por 3 qualidades.
4. Troque as 3 qualidades por um sorriso, se for suas e se for de outra pessoa, troque-as por um abraço.
 
 
Gostou? Abra a gaveta e dê um abraço!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora