domingo, 19 de janeiro de 2014


Organizando suas roupas

Depois de ter aberto todas as gavetas e ter feito uma limpeza no armário e na alma, de já ter pensado em quem é você atualmente, e o que combina com o seu eu atual, está na hora de organizar suas roupas  – isto irá ajudar bastante a compor seu novo eu (ou seu guarda-roupa mesmo).
Se você já acessou a página Guarda-roupa Inteligente do blog, já deverá ter visto parte do que eu vou descrever abaixo. Mas se ainda não viu, aproveite agora:
1.       Separe suas roupas em top e bottom: Tops (blusas, camisas, Cardigans, blazers...) e bottom (calças, bermudas, saias).
2.       Separe-as em grupos (mantenha separado em tops e bottoms) – Estes grupos de roupas são chamados de Capsule wardrobe – isto te ajudará na hora de escolher qual roupa usar em cada situação: roupas para o trabalho, para o lazer dia, para o lazer noite e para festa. Ou em outros grupos de acordo com sua necessidade: reunião, visita à fábrica, atendimento, etc.  Aproveite para pensar como tem aproveitado sua vida:

Se você tem mais roupa de trabalho do que de lazer: não está faltando um tempo livre para você, sua família, seu companheiro? Pense a respeito.

Se você tem mais roupa de sair do que de trabalhar: você não está se preocupando mais em se divertir do que focar no trabalho e em sua formação? Ou pior, você não está usando roupa de balada no ambiente profissional? Atenção! As duas situações podem não passar uma boa imagem. Melhor rever seus conceitos.

Se você mistura as roupas de sair com as de trabalhar: Atenção, você não está imprimindo uma mensagem profissional no seu trabalho e não está seguindo o Dress Code da empresa. O Dress Code é um código de vestir definido pela empresa. Ou seja, roupas que são e as que não são adequadas para o tipo da empresa ou profissão. Independentemente de a empresa ter ou não declarado este código, cada profissão possui seu próprio Dress Code. Descubra qual é o seu e não faça feio. E busque o equilíbrio.

3.       Avalie cada roupa fazendo alguns questionamentos:

a)      Eu tenho usado esta peça?

b)      Usarei em algum dos grupos de roupas?

c)       Se fizer uma reforma usarei? Customize suas roupas e a utilize por mais algum tempo.

d)      Não está servido - vou iniciar uma dieta e fazer atividade física? Sim, inicie seu projeto #secatudo. Se sua resposta for não,  leia de novo e de novo até se conscientizar que sim, você pode começar uma reeducação alimentar e atividade física. Todo mundo pode. É saudável e eleva a autoestima. #prontofalei!

e)      Posso trocar com alguém? Sim, renove seu guarda-roupa trocando algumas peças com suas amigas.
 
4.       Separe 4 sacolas e escreva com letras garrafais: DOAÇÃO / REFORMA / TROCA / QUANDO EMAGRECER e tire do seu armário tudo aquilo que realmente não usa. Muita roupa só atrapalha na hora de escolher que roupa usar.
 
Vou pedir licença à Jennifer L. Scott e usar as questões que ela escreveu em seu livro Madame Charme, que ajudarão em muito todas nós. Abaixo, cópia fiel do livro (em itálico) e minhas considerações.
 
Eu ainda gosto disto? Em vários casos, eu estava mantendo a peça porque ela tinha sido muito cara – não porque gostasse de verdade. Trazendo para minha realidade, eu não tenho nada muito caro, então eu achava que gostava de todas as peças. Mas basta você fazer uma análise profunda e verá que não gosta mais de muitas delas e o mais importante, que elas não representam mais você.

Eu já usei isto? Eu tinha muitas roupas que simplesmente não usava. Algumas eu não vestia há dois anos (eu tenho peças que eu não uso há muito mais que isto) Eu sabia que nunca as usaria de novo, mas por alguma razão, não conseguia abrir mão delas. Nisto somos todas iguais, afinal somos mulheres apegadas às nossas conquistas. Sim, cada roupa é uma conquista, marca um momento. Eu mantinha algumas peças porque não conseguia me desapegar, achando que um dia, eu ainda usaria. Só que este dia nunca chegou. Ficou mais de 1 ano e você não usou, desapegue. A não ser que seja um vestido de festa, que se usa poucas vezes. Mas analise se ainda serve ou está ultrapassado.

Isto ainda cabe em mim e favorece meu corpo? As pessoas ganham e perdem peso, têm filhos, envelhecem – os corpos mudam! É importante aceitar sua forma física atual. Você tem que vestir seu corpo atual – não o corpo que já teve ou deseja ter. Convenhamos, todas passamos por isto. De repente 40, 45, 50 anos. Não somos mais como antigamente. Aquela camisetinha, ou aquela frente única não cabe mais na nossa imagem (nem no nosso corpo). Não pode! como diria aquela personagem. Não é adequado! como eu diria. Temos que prestar atenção nas roupas que nos alongam, nos emagrece, nos iluminam. Darei umas dicas sobre isto. Aguardem.

Esta peça ainda reflete quem eu sou? Esta é uma pergunta fundamental e, na maioria dos casos, minha resposta foi um sonoro não. Eu estava apegada a blusas e saias que tinha comprado aos vinte e poucos anos (encontrei até vestidinhos baby-doll – eca!!!) (e eu encontrei um conjunto prata parecendo um roupa de astronauta – eca!!!) Muita coisa mudou desde então. Sou esposa e mãe. Meus gostos estão mais refinados e sofisticados. Aquelas roupas não eram apropriadas para o meu novo eu. Isto é o que eu venho falando! O tempo passa e mudamos muito. Nossas roupas tem que acompanhar este processo. Temos que estar atentos aos nossos novos valores. Se você acha que não mudou, aproveite para reavaliar a sua vida. Mudar é renovar. Renove seu guarda-roupa, renove sua autoestima.

Em tempo: quando usei a tal roupa prata (e usei apenas uma única vez), fui muito elogiada – eram outros tempos. Vou confessar algo que nunca falei antes: encontrei um cartão pessoal de um rapaz na minha carteira no outro dia. Claro que não liguei para ele, afinal eu era, e ainda sou, casada. Até hoje não entendi este mistério. Prefiro achar que foi uma cantada. E cantada eleva a autoestima, e como!!
 
Dica AEnG
Dica 1. Defina um local no seu guarda-roupa ou gaveta para cada grupo. Assim ganhará tempo ao se arrumar para o trabalho e além disso, não vai fazer feio na empresa.
Dica 2. Troque quantidade por qualidade. Com o Guarda-roupa Inteligente, você não sentirá necessidade de comprar uma peça nova cada vez que abrir seu guarda-roupa. Desta forma você poderá economizar e investir em peças de qualidade, ou na peça dos sonhos (aquela bolsa, aquela calça jeans maravilhosa...).
 
Gostou? Abra a gaveta e compartilhe!
Se quiserem conhecer mais sobre Jennifer L. Scott clique aqui!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora