terça-feira, 7 de janeiro de 2014


Autoestima x Guarda-roupa

A partir de agora pense que você não está abrindo apenas um guarda-roupa. Você está abrindo as portas e gavetas da sua autoestima. Isto mesmo! Em cada roupa que compramos está impresso um pouco da nossa personalidade. Quando compramos algo para satisfazer o outro (moda, sociedade, companheiro(a)...), depois de um tempo acabamos não nos identificando mais com esta peça e nos arrependendo da compra (sem contar o investimento perdido).
Vista-se de você mesma! Mas para isto, você tem que se autoconhecer. Aqui abrem-se dois caminhos: interno e externo:

Internamente: você deve procurar compreender a si própria, buscando respostas às suas necessidades e anseios. O que você veste te representa? Representa o que você que ser? Qual é o seu estilo? Saiba que com o tempo mudamos a forma como nos enxergamos e mudamos também o nosso estilo.
Externamente: você deve se conhecer fisicamente: Qual é o seu tipo físico? Qual cor te favorece? Conheça seus pontos fortes mas seja íntima do seus pontos fracos. Nos conhecer é fazer uma conexão com nós mesmas. E a beleza tem uma conexão direta com a autoestima!
Ao me conhecer, eu me reconheço e reconheço que posso me expressar através das minhas escolhas. Ao escolher o que vestir, escolho a imagem que me representa e me visto de mim mesma. E isto é o que te fará bela e feliz. Ser feliz eleva a autoestima.

Quando nos deparamos com um guarda-roupa repleto de roupas, mas com o sentimento: “Com que roupa eu vou?” na verdade não estamos querendo uma roupa, mas sim uma varinha mágica que nos torne a mais linda, magra e loira das mulheres (se preferir, pode ser a mais linda, gostosa e morena, ou a mais linda, elegante e charmosa), enfim, algo que você pensa que não é! Então sejamos inteligentes! Sentir-se bonita ou charmosa, sentir-se magra ou gostosa, sentir-se a mais desejada ou  a mais interessante das mulheres, para tudo isto tem um nome: AUTOESTIMA.

Procure a autoestima nas muitas gavetas da sua mente. Basta abrir e se vestir. Você pode se vestir inteira, pode usar apenas como um detalhe, pode borrifar na pele, pode até tatuar pra não sair nunca mais. Mas o mais importante que ela está ao nosso alcance, sempre esteve, mas que sem perceber deixamos para outrem e ficamos refém de seu julgamento.

Em alguns casos a autoestima pode ficar dividida em muitas gavetas, como aquelas cômodas antigas, que encontrá-la, torna-se uma tarefa interminável e cansativa. Ou ela pode estar guardada em um grande gavetão, ali disponível, mas que com o tempo os julgamentos, a autocrítica, a autopiedade, o desamor e as desconfianças foram sendo colocados por cima, ficando difícil acessá-la. Por isto, de tempo em tempo, temos que por ordem em nossas gavetas.

Aos 38 anos, resolvi que era hora de arrumar as minhas gavetas. Decidi que chegaria aos 40 anos muito melhor do que os 38 já vividos. Veja abaixo como organizei minhas gavetas:

Gaveta Cabelo: Aceite seu cabelo, assuma-o! Quando decidi por minha virada, meu cabelo estava bem curtinho, tipo Joãozinho, e como ele é anelado, tive muito trabalho para deixá-lo crescer. Então lancei mão da progressiva. Depois que cresceu assumi meus cachos. Sempre alguém na rua me para e diz como é bonito meu cabelo e pergunta o que eu faço e onde corto. Posso garantir que estes são os melhores momentos da minha vida, pois o que eu já sofri com a falta de estima pelo meu cabelo, me achando horrorosa, não querendo sair em foto, fazendo touca (ok, me entreguei, sou desta época). Minha emoção é realmente enorme. Com isto descobri que todo cabelo merece um bom cabeleireiro que lhe dê uma boa tintura, um bom corte e um pouco de volume, para que ele seja a moldura do seu rosto.

Gaveta Corpo: Olhe para si, ou melhor, olhe para os números na balança: está acima do peso? O que está esperando para começar a tratar melhor o seu corpo. Sempre briguei com os números da balança e eles nunca me obedeceram. Se é o seu caso, segue a dica:
1. Gaste mais calorias do que ingere. Ou seja, se comer muito corra mais ainda.
2. Pense: o que vai comer está só te engordando? (Sim tudo engorda). Então não coma ou coma o menos possível. Se o que você vai comer engorda mas é saudável, coma pouco, e se for saudável e engordar muito pouco, coma a vontade. Lembre-se de que só é gordo quem come muito e malha pouco. Inverta e terá excelentes resultados na balança e na sua saúde. E esta foi a decisão que tomei, ficar com 55 kg, que é o peso ideal para minha autoestima. Fui para academia eliminar os quilinhos extras e a baixa estima pelo meu corpo. Hoje, se chego próximo dos 57,5kg por algum motivo, fecho a boca e capricho na academia.

Gaveta rosto: Está sentindo que o tempo passou mais rápido para você do que para o resto mundo? O tempo não perdoa quem não o percebe. O tempo vem igual para todo mundo, assim como as soluções: cremes, ácidos, vitamina C, séruns. E não adianta comprar produtos caros e deixar na gaveta. Monte um kit com os cremes para noite e dia e deixe próximo da sua cama e os de limpeza na sua pia ou no box. Use regularmente e com o tempo você vai perceber que deixou o tempo para trás. Minha rotina de cremes é: ao sair do banho, lavo meu rosto com água fria e com o gel de limpeza – tenho usado uma toalhinha para lavar o rosto, esfregando, fazendo movimentos circulares no rosto todo. Vou para o meu quarto e na frente do espelho passo o creme no corpo e óleo corporal. Depois passo o creme facial e protetor solar no colo, ombros, pescoço e face. Agora, deixa de preguiça e corra para o dermatologista! Aproveita e dá 2 voltas no quarteirão, correndo.

Se tiver outras gavetas trancadas, emperrando a sua vida, saiba que para cada uma delas existe uma solução. Mas só depende de você! Sabe por quê? Só você tem a chave de cada uma delas!
 
Nota: Hoje, aos 46 anos (e alguns dias), me sinto melhor que aos 30 anos. Obrigada à minha cabeleireira, à minha dermatologista, à minha nutricionista, aos professores da academia. Obrigada principalmente ao meu espelho, que nunca mentiu e me respondeu a verdade, quando ouviu de mim: “Espelho, espelho meu...”

A partir de hoje, compartilharei com vocês o que penso sobre autoestima. Não por eu ter minha autoestima elevada, mas por ter conseguido elevá-la do jeito mais simples: explorando o que eu recebi de presente - a vida.

4 comentários:

  1. Amei Mara! Inspirador! Vou passar creme no colo e comprar uma esteira.
    Quero mais!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ficou inspirada. Mas não deixe de por em prática. Uma dica é não pense para fazer, simplesmente faça. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acabei de descobrir seu blog, li quase todo os posts, adorei! Sou de Floripa, parabéns pelo seu trabalho, também quero mais ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  4. PS. Meu nome é Luciana, talvez a msg apareça através da conta no google do meu marido...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário no AEnG. Ele será lido e respondido em breve. Mara Débora